Buscar
  • NCoisas Shop

Morando sozinho, e agora? Dicas de limpeza para facilitar sua vida



Sair da casa dos pais e ir morar sozinho é uma conquista. Independência, liberdade e privacidade, são palavras que passam a ter mais valor e ganham um sabor de maturidade que não tem preço. Mas cá entre nós, é claro que você não vai ficar sozinho trancado no seu cantinho. Sua casa vai estar aberta para os amigos, colegas, parentes e todas as pessoas com as quais você se relaciona e gostaria que aparecessem para fazer uma visita. É nesses momentos que você vai se dar conta: a limpeza é fundamental, não só para a sua imagem como para o bem-estar de todos no ambiente.


Você sabe que precisará dedicar um tempo para a limpeza da casa – o que é terapêutico e traz aquela sensação boa de estar cuidado de si mesmo e da sua própria vida. O que você talvez não saiba é que isso não é nenhum bicho de sete cabeças. O mercado de limpeza e conservação criou uma infinidade de soluções que estão em sintonia com o mundo contemporâneo e você pode aproveitar todas elas. Basta seguir algumas dicas que preparamos para ajudá-lo.


1 – Compre utensílios de limpeza



Pôr a mão na massa é só uma força de expressão. Na hora da limpeza, você vai querer contar com utensílios que facilitam o trabalho, protegem suas mãos e limpem de fato. Na sua despensa de material de limpeza não podem faltar os seguintes itens:


- Mop ou esfregão

- Vassoura

- Rodo

- Panos de chão

- Lixeira

- Pá de lixo

- Balde

- Escova para vasos sanitários

- Luva


2 – Tenha os produtos de limpeza


Agora que você está armado até os dentes para encarar a tarefa, só falta a munição certa para dar conta da sujeira. No seu armário você vai precisar ter alguns produtos básicos, como:


- Água sanitária

- Desinfetante

- Detergente

- Esponja

- Desengordurante

- Limpa vidros

- Álcool

- Sabão líquido

- Limpador multiuso

- Paninhos para tirar pó

- Sacos de lixo


3 – Comece pela cozinha


gif

É na cozinha que a maior parte das coisas acontecem em uma casa. E agora que você está morando só, vai perceber o quanto isso é verdade. É lá que você vai encontrar a maior parte da sujeira, gordura, manchas no piso, restos de alimentos... Comece lavando as louças, copos, talheres e panelas. Você vai precisar de detergente e esponja. Dependendo das suas habilidades de Chefe de Cozinha, vai sujar mais panelas e utensílios, então, vai precisar de desengordurante para limpar o fogão e desinfetante para a limpeza mais pesada. Limpe pias, cubas e bancadas e depois recolha os restos de alimentos e embalagens vazias nas lixeiras apropriadas. Para finalizar, use o mop para esfregar o piso, com água e um pouco de desinfetante. Pronto, espere secar e sinta que a sua cozinha já ficou com aquele cheirinho convidativo de limpeza.


4 – Encare o banheiro de uma vez



Faxina no banheiro pode ser uma tarefa desagradável, mas se você está disposto a viver num ambiente de conforto e bem-estar, coragem! Não é tão complicado assim. A grande dica é seguir um método, para não esquecer nada e tornar a tarefa mais rotineira e eficiente. Comece limpando o box, aproveitando que o banheiro ainda está seco, e passe um pano com desinfetante. Use uma esponja para esfregar os vidros do box e o desengordurante ou multiuso para limpar os azulejos. No vaso sanitário, você vai usar sabão líquido para limpar o assento. Depois espalhe todo o produto pelo vaso, limpe com a escova apropriada e remova a espuma com a ajuda de um balde com água.


Para finalizar limpe a cuba, a válvula e outros metais pano umedecido e com um limpador multiuso sem cloro. Agora é só limpar o chão com o mop, usando água sanitária ou desinfetante para limpeza pesada.


5 – A sala merece atenção especial



Quem vai entrar na sua casa para uma visita, normalmente dá de cara com a sala. E você sabe que é a primeira impressão que fica. Então, capriche. Comece tirando o pó dos móveis e depois aplique lustra móveis naqueles que precisarem. Você pode usar limpa eletrônicos para os equipamentos que tiver na sala. Use um aspirador de pó tanto no sofá, quanto no chão e no tapete. Para concluir, passe um pano com limpador multiuso ou limpeza pesada no piso.


6 – Quarto



Se a sua casa é o seu cantinho particular, o seu quarto é o lugar onde você vai querer ter a melhor sensação de bem-estar e conforto. Limpar o quarto é um exercício de cuidado pessoal e exige dedicação. Troque as roupas de cama, tire o colchão e os travesseiros e os coloque para tomar um sol. Limpe as esquadrias da janela com um pano e retire a poeira acumulada. Depois, limpe os vidros usando um pano com um limpador de uso geral ou produtos específicos para o vidro. Para finalizar, passe um aspirador de pó no chão e passe um pano no chão com produto de limpeza pesada ou desinfetante.


Pronto. Você concluiu a limpeza básica da sua casa. Agora é só relaxar no sofá com os pés para cima e aproveitar a sensação de bem-estar, liberdade, privacidade e conforto. E não precisa se preocupar: se a campainha tocar, você está preparado para receber qualquer visitante!



34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo