Buscar
  • NCoisas Shop

Ajude a preservar o meio ambiente com essas dicas simples e fáceis


Pessoa segura uma miniatura do globo terrestre em frente a uma paisagem
Foto de Porapak Apichodilok no Pexels

No dia 05 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada pela ONU em 1972 e existe para chamar atenção para o tema e nos convida à reflexão: como estamos cuidando da nossa natureza?


O planeta Terra, nossa única casa, possui inúmeros ecossistemas que, juntos, formam um harmonioso equilíbrio, capaz de permitir que a vida dos animais, plantas, florestas, rios e mares sigam saudáveis. Dentre eles, é claro, estamos nós, os seres humanos, que também precisam agir e fazer parte deste equilíbrio.


Cuidar do planeta terra não é tarefa para uma única pessoa. Envolve instituições, países e a sociedade civil como um todo. Mas isso não significa que não possamos, na nossa individualidade, ter atitudes que contribuam com a causa. Muito pelo contrário: cada ação importa.


Para colaborar com essa missão, trouxemos neste post algumas dicas fáceis para você se tornar um aliado na preservação do meio ambiente agora mesmo. Confira a seguir!


Prefira comprar produtos ecológicos



gif

Sempre que possível, dê preferência para produtos mais gentis com a natureza. Aqui vão alguns critérios que você usar na hora de fazer sua escolha de consumo:


  • Prefira produtos de empresas locais, principalmente aqueles que sejam fabricados na sua região. Essa escolha ajuda na redução do impacto causado no transporte e armazenamento do produto, por exemplo.

  • Faça escolhas biodegradáveis: prefira produtos que possuem elementos que são facilmente decompostos após o descarte.

  • Prefira embalagens maiores, como os produtos de limpeza que vêm em galões de 5 litros. Assim você economiza dinheiro, embalagem e até mesmo combustível para levar o produto da loja até a sua casa ou empresa.

  • Levar produtos de limpeza concentrados também é uma boa ideia. Eles são ótimos aliados porque requerem menos espaço no transporte, menos embalagens, e, se usados conforme indicação do fabricante, também podem ser mais econômicos para você.

  • Em alguns casos, você pode comprar produtos já criados de modo ecológico, como é o caso da linha Onda Eco. Eles são veganos, ou seja, sem nada de origem animal, possuem embalagem feita com plástico retirado do litoral e do oceano, 100% reciclada e reciclável. Além disso, seus componentes possuem certificação internacional de produção sustentável.



Economize água



gif


A água é o nosso bem mais precioso e fundamental para mantermos a vida na Terra. Portanto, nada de desperdiçar esse recurso.


Uma das maneiras mais eficientes de economizar água é utilizar métodos corretos na hora da limpeza. Uma boa pedida nesse sentido é a lavadora de alta pressão, que além de tornar a limpeza mais eficiente e rápida, economiza muito mais água do que se usarmos uma mangueira, por exemplo.


O mesmo vale para os pulverizadores, que nos ajudam a borrifar produtos de limpeza ou mesmo água sem desperdiçar. Há versões em spray e contínuos. Ambos são excelentes amigos do meio ambiente. Hoje até mesmo os mops possuem a versão com pulverizadores embutidos, permitindo que você limpe com praticidade e economizando recursos.


Reutilize sempre que possível

Ainda que os descartáveis sejam fundamentais em algumas situações, como por exemplo, na área da saúde ou na indústria, você pode evitar seu uso em outras ocasiões, como é o caso de canudos, garrafas, potes, entre outros.


Evite desperdícios e, se possível, leve sempre sua própria garrafa de água quando estiver na rua. Isso faz com que você evite usar plásticos de uso único, como a própria garrafa, ou mesmo os copos plásticos. Essa pequena mudança de hábito ainda ajuda a manter o corpo sempre hidratado.


Comece agora mesmo


Viu só? Você pode começar ainda hoje a fazer escolhas melhores para você e para o planeta. Se cada um fizer a sua parte, todos saem ganhando e também contribuem para que outros seres que dependem de nós também vivam em um ambiente mais saudável. Essa é a nossa única casa, vamos cuidar bem dela?


9 visualizações0 comentário