Buscar
  • NCoisas Shop

Limpeza de rotina: mantenha a casa em ordem com apenas 15 minutos por dia



Foto: Good Soul Shop / Unsplash

Nós já falamos muitas vezes aqui que limpar não precisa ser uma tarefa exaustiva, muito menos algo que toma todo o seu tempo livre. Pelo contrário: limpar e organizar pode (e deve!) ser prazeroso e prático. Para isso, é preciso que a limpeza e a organização da sua casa sejam planejadas de forma inteligente, e uma das melhores maneiras de alcançar esse objetivo é praticando, todos os dias, a limpeza de rotina. Mas não se assuste, não estamos falando de faxina pesada, viu? Montamos uma lista bem fácil para você seguir, sem neuras ou grandes dificuldades.


São tarefas que você pode executar gastando, em média, 15 minutos por dia. Para um melhor resultado, adapte esta lista à sua rotina e ao seu funcionamento diário. Vamos lá?


Limpeza de rotina gastando apenas 15 minutos por dia



gif


Você deve estar se perguntando como apenas 15 minutos diários podem fazer diferença na limpeza. Mas, praticando esses passos que vamos mostrar, você verá o quanto um espaço de tempo tão curto pode ser um diferencial enorme na organização da casa e, por consequência, no seu bem-estar.

O primeiro passo é listar o que precisa ser feito (abaixo ajudamos você com isso) nos principais cômodos. Isso ajuda a entender quais tarefas são mais urgentes e quais demandam mais tempo e, talvez, precisem ficar para o dia de limpeza mais prolongada. A partir disso, escolha uma tarefa para executar. Cronometre os 15 minutos e quando acabar o tempo, você já pode partir para outra tarefa da sua rotina. Por mais que pareça pouco tempo ou que a tarefa precisasse de um tempinho a mais, é importante que você siga esse passo, já que a constância ajuda também a criar o hábito.


Lembre-se: não é preciso, necessariamente, fazer todos os cômodos diariamente.



gif


E, vale lembrar, para esses 15 minutos renderem, existem algumas técnicas que podem ajudar a fazer com que a limpeza seja sempre feita de maneira mais eficiente e rápida, tanto em uma limpeza de rotina, quanto em uma faxina pesada. Ao usá-las, você irá facilitar muito a sua rotina. Quer ver só?


  • Sempre limpe de cima para baixo e da esquerda para a direita: assim você garante que na hora de remover pó e sujeira, tudo sempre caia onde ainda não foi limpo. Quanto à direção da limpeza, isso faz com que você não se perca sobre onde foi limpo, evitando retrabalhos e tornando cada limpeza mais eficiente.

  • Leve todos os produtos de limpeza e acessórios para o cômodo que irá limpar: Já separe tudo o que irá usar antes de começar a limpeza, evitando que você tenha que ficar buscando itens durante a tarefa. Traga-os para um local central ou de fácil acesso. São pequenos detalhes que tornarão a sua rotina mais prazerosa e fácil. Um cesto pode ser útil nessa tarefa.

  • Tenha produtos eficientes e siga as instruções do fabricante: Vale muito a pena investir em produtos e acessórios eficientes, que farão você economizar tempo e ainda irão facilitar sua vida. E, é importante ressaltar, sempre leia as instruções de uso. Alguns produtos precisam de um tempo agindo para ter sua função realizada, outros demandam diluições e por aí vai.

  • Invista em um bom design: Com o passar dos anos, os produtos de limpeza evoluíram muito, ganhando designs mais ergonômicos e eficientes. Um ótimo exemplo são os mops, que facilitaram muito a limpeza, seja ela diária ou pesada. O Mop Spray Elegance, por exemplo, é uma mão na roda na hora de manter a casa arrumada sem grandes esforços, por já combinar o borrifo do produto de limpeza com a passada de pano!


Leia também: Conheça os Mops, quais modelos existem e os seus benefícios para a limpeza



Sala


Um dos cômodos mais frequentados da casa costuma ser a sala. Ela recebe as visitas, serve de espaço para reunião dos moradores e, muitas vezes, conta com a TV e o sofá no qual ficamos um bom tempo por dia.


Com a chegada da pandemia, tornou-se também comum que muitas pessoas montem seus home offices na própria sala, dando ainda mais relevância ao cômodo.


Para manter a sala em ordem, é importante sempre executar pequenas ações rotineiras, como:


  • Guardar objetos que estão fora do lugar.

  • Passar pano seco nos eletrônicos. De tempos em tempos, lembre-se de passar um pano com o desinfetante para eletrônicos, que ajuda a manter seus gadgets limpos e higienizados sem danificá-los.

  • Tirar pó dos móveis, objetos decorativos e demais itens. Use o mop para pó com refil em microfibra para lhe ajudar nessa tarefa.

  • Limpar o piso, com um mop, por exemplo, que ajuda a realizar essa tarefa com mais praticidade e menos demanda de materiais e produtos.


Banheiro

O banheiro requer manutenções frequentes para evitar que a sujeira se acumule e, com isso, mais difícil de ser removida. Limpar o banheiro pode não ser a tarefa mais divertida, mas com algumas pequenas tarefas diárias, com certeza ela ficará, pelo menos, mais simples.


Para isso, procure sempre:



Cozinha


Principalmente para quem faz todas as refeições em casa, a cozinha pode ser sinônimo de um trabalho que nunca termina. Mas você pode evitar essa sensação de fadiga ao inserir ações bem simples na sua rotina.


Limpeza de rotina para a cozinha:

  • Lavar e guardar a louça depois de usar. Não deixe para depois! Sempre lave o que usou enquanto você prepara as refeições. Sem acúmulos excessivos, a pia fica menos assustadora. Você também pode encher uma bacia com água quente e detergente líquido e já deixar as louças que serão lavadas em breve lá dentro, para que as sujeiras soltem mais fácil da louça e para que as peças engorduradas também fiquem mais fáceis de lavar.

  • Limpar qualquer gordura ou líquido que cair na cozinha. Quanto antes você limpar, mais fácil será. E ainda evita que alguém pise em cima ou bote a mão e saia levando sujeira para outros cômodos da casa.

  • Organizar e passar uma esponja na pia no final de cada uso. Um kit para esponja e detergente e um rodinho podem ajudar a deixar a sua pia mais organizada.

  • Varrer o chão e passar o mop no piso.

  • Esvaziar as lixeiras e trocar os panos de prato caso seja necessário.


Quartos


Os quartos são verdadeiros ninhos, onde descansamos e renovamos as nossas energias. Mantê-los em ordem faz bem para a nossa rotina e o nosso bem-estar.


O que fazer na limpeza de rotina dos quartos:

  • Arrumar a cama.

  • Guardar objetos que estão fora do lugar.

  • Passar pano seco nos eletrônicos. De tempos em tempos, lembre-se de passar com um pano o desinfetante para eletrônicos, que ajuda a manter seus gadgets limpos e higienizados sem danificá-los.

  • Tirar pó dos móveis, objetos decorativos e demais itens.

  • Levar roupas sujas para a lavanderia.

  • Pendurar em cabides as roupas que já foram usadas, mas ainda não precisam ser lavadas. O cabide mágico poderá lhe ajudar muito nessa função.

  • Passar mop no piso.


Viu, só? Em poucos minutos você consegue resolver muita coisa. Caso não consiga se sentir progredindo, não se preocupe: o que importa é seguir fazendo algo todos os dias, mesmo que só um pouquinho (15 minutos é bem pouco, vai?).



gif


Se a sua casa está muito bagunçada, é normal que nos primeiros dias você foque em remover excessos, separar para doação ou, até mesmo, jogar fora itens que não deveriam estar no seu espaço. Só depois de fazer o ‘destralhamento’ é que você conseguirá limpar. Porém, não se desanime e siga praticando os seus 15 minutos diários.


E sempre conte conosco na hora de encontrar tudo o que precisa para limpar, organizar e cuidar da sua casa, escritório, empresa ou condomínio. Na NCoisas você tem milhares de itens à sua espera, além de uma equipe cheia de #CleanLovers pronta para lhe ajudar.


Aliás, se você gostou desse texto, com certeza irá adorar acompanhar o nosso Instagram, que é cheio de dicas rápidas, além de muitas promoções. Nos siga lá também!




16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo