Buscar
  • NCoisas Shop

Limpar e conservar porcelanatos



Você investiu no melhor revestimento em porcelanato, encarou os incômodos da obra, esperou o rejunte secar, e agora não quer colocar tudo a perder, não é mesmo? Quer vê-lo limpinho, sem manchas e com aquela aparência de novo, que vai durar por muito tempo. Então, não tem outro jeito! Você vai ter que levar a sério a operação de limpeza e manutenção. A boa notícia é que isso não é nada complicado. Nós da Ncoisas temos dicas úteis que vão facilitar a sua relação de amor com o piso em porcelanato que você escolheu para chamar de seu. Vamos lá!


Dicas para a primeira limpeza


Terminada a obra de instalação, e quando o rejunte já estiver seco, será preciso fazer a primeira limpeza. É quando você vai obter o brilho do porcelanato e evitar que surjam manchas na superfície. Se ela for bem-feita, vai facilitar muito a rotina diária de limpeza.


1 - Retire com cuidado todos os resíduos da obra que ficaram no piso, pois eles são abrasivos e podem riscar a superfície. Use uma esponja umedecida em água, com o lado amarelo que é mais macio.


2 - Aplique um limpador de porcelanato, que limpa, dá um brilho natural ao piso e deixa um agradável perfume de limpeza longa duração. Não precisa diluir, basta agitar bem antes de usar. Ele remove as eventuais manchas, inclusive as mais difíceis.


3 – Caso encontre respingos de tinta resultantes da obra, use um solvente orgânico ou o Thinner, mas não deixe esse produto agindo por muito tempo. O ideal é fazer um teste em uma pequena área do piso antes de aplicá-lo em outras áreas do piso.


4 – Para limpar os rejuntes, você pode usar o mesmo limpador de porcelanato. É só diluí-lo em água, na proporção de 10 para 1 e aplicá-lo com o lado amarelo da esponja. Se preferir, pode usar sabão cremoso ou vinagre de álcool.


Dicas para a limpeza diária


O que você espera de um piso de porcelanato é que ele combine beleza e resistência, alcançando a maior vida útil possível. Então, programe-se para uma rotina de limpeza, tomando alguns cuidados especiais:


1 – Primeiro, varra o piso com uma vassoura de cerdas macias, com cuidado para não arranhar a superfície. Em seguida, passe um pano de chão molhado. Depois é só secar usando um pano de chão seco, para que não restem manchas.


2 – Caso perceba que ficou sujeira impregnada no piso, use uma solução com detergente diluído em água e deixe agir sobre o piso por alguns minutos. Em seguida, e esfregue com escova ou vassoura de cerdas macias.


3 – Para realizar uma limpeza mais pesada, você pode usar um saponáceo cremoso ou um limpador multiuso na versão neutra. Dilua o produto em água numa proporção de 1 para 10 e aplique usando um pano de chão umedecido na solução. Nunca aplique o produto sem diluí-lo, pois isso pode resultar em manchas permanentes.


4 – Nada de palha de aço! Esse tipo de produto pode riscar a superfície e acabar com o brilho do seu porcelanato. E não utilize ceras ou impermeabilizantes.


5 – Se usar um produto de limpeza neutro, não terá aquele cheirinho de limpeza. Então, no final da faxina, use um spray perfumado para ambientes, na fragrância de sua preferência.


6 – Para os casos de manchas imprevistas – canetinhas coloridas das crianças, esmaltes, tinta e outros pigmentos – use um solvente orgânico, vinagre de álcool, Thinner ou acetona.


7 – Se houver alguém alérgico a produtos de limpeza na sua família, use o vinagre de álcool diluído em água. Não mancha, preserva o brilho e é inofensivo para o porcelanato.


E fique ligado nas dicas da Ncoisas!!! Se quiser, sugira temas de seu interesse para a que gente possa ajudar você a manter a saúde, o bem-estar e qualidade de vida da sua casa ou escritório.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo