Buscar
  • NCoisas Shop

Limpando a cozinha – o guia definitivo!



Definitivamente, a cozinha é o centro do universo de qualquer casa. É o local de encontro e das reuniões afetivas. É onde confraternizamos, conversamos, compartilhamos ideias, fazemos planos e passamos a nossa vida a limpo. E se você é do tipo que adora cozinhar, criar seus pratos ou experimentar novidades gastronômicas, a cozinha com certeza é o local da sua casa que fica sujo mais rapidamente. E quer saber? Isso é um bom sinal! É sinal de que você sabe aproveitar as delícias de ter um lar aconchegante e agitado, onde a vida segue sempre animada.


Porém, há um fato que precisa ser encarado de frente: cozinha bem utilizada é cozinha que exige limpeza caprichada. E limpeza caprichada exige dedicação. Isso não é nenhum problema se você seguir as dicas práticas que a Ncoisas reuniu nesse artigo. São macetes que vão ajudar a ganhar tempo e melhorar a qualidade da limpeza, deixando sua cozinha com aquele cheirinho convidativo de bem-estar. Está pronto? Então vamos lá:



gif


1 – Reúna seus equipamentos!


Antes de começar a limpeza você vai querer ter à mão os utensílios certos, que vão facilitar o trabalho, proteger suas mãos e garantir que a sujeira e a gordura sejam removidas. Estamos falando de: Mop ou esfregão, vassoura, rodo, pano de chão, pá de lixo, balde, esponja e luvas.


2 – Pegue os produtos de limpeza


Agora é a vez de ir até o armário e juntar os produtos de limpeza e refis que você vai precisar. A lista inclui alguns produtos básicos, como: detergente, esponja, desengordurante, limpa vidros, álcool e limpador multiuso. Prefira os produtos confiáveis, de marcas que você já conhece e sabe que vão limpar com eficiência.


3 – Organize o campo de batalha


É nas bancadas e no tampo da pia – e até mesmo dentro das cubas – que você vai encontrar embalagens, descartáveis e restos de alimentos. Retire tudo e descarte-os adequadamente. Agora junte os pratos, as panelas, os copos e talheres e utensílios que ficaram espalhados. Rapidamente você vai perceber que a coisa toda não está tão difícil quanto parece. Então, mãos à obra! Lave tudo, deixe escorrer o excesso de água, enxugue e guarde nos devidos lugares.


4 – Comece por cima e vá descendo


É a lei da gravidade! Na medida em que você vai limpando a sujeira tende e cair e se acomodar nas superfícies inferiores. Comece limpando a parte superior dos armários, o topo da geladeira e as bancadas. Capriche no fogão, limpando o tampo, as grades e as bocas dos acendedores. Finalmente vá para os armários mais baixos, limpando as prateleiras e portas.


5 – Limpe os eletrodomésticos


Micro-ondas, liquidificador, processador, cafeteira, torradeira, grill, batedeira... A quantidade de aparelhos na sua cozinha deve ser diretamente proporcional às duas habilidades como Chef! Tudo precisará ser limpo, por dentro e por fora. Alguns equipamentos você vai preferir limpar com um pano de microfibra, umedecido com um pouco de limpador multiuso.


6. – Confira o interior da geladeira


É sempre bom conferir como estão os alimentos guardados na geladeira. Embalagens abertas podem provocar derramamentos acidentais. Limpe as grade e prateleiras e descarte os produtos com datas de validades vencidas.


7 – Limpe a pia


Aqui você vai precisar de um desengordurante para limpar o tampo e pia. Depois que você deu conta das louças e panelas, ainda restam os objetos que costumam ficar por cima: suportes de esponja, escorredores de talheres e as próprias torneiras. Limpe tudo. Uma boa ideia é encher a pia com água quente e um pouco de alvejante, deixando descansar por dez minutos antes de escorrer.


8 – Descarte o lixo


É hora de remover os sacos de lixo e deixar a própria lixeira bem limpa. Limpe-a por dentro e por fora, usando um pano com desinfetante.


9 – É hora de cuidar do piso


Varra o chão, tirando a sujeira que ficou acumulada embaixo dos armários e da geladeira. Para finalizar, use o mop para esfregar o piso, com água e um pouco de desinfetante. Pronto, espere secar e sinta que a sua cozinha já ficou com aquele cheirinho convidativo de limpeza. Se tiver crianças ou animais domésticos circulando, certamente vai preferir produtos menos agressivos, para evitar reações alérgicas.


Bem, essas dicas são úteis e vão ajudar você a seguir um método de trabalho mais eficiente. E se você seguir uma rotina diária de limpeza, vai facilitar muito as coisas, pois vai evitar o acúmulo de trabalho para os dias de faxina. Lembre-se: a cozinha é o local mais frequentado da casa e mantê-la limpa não é só uma questão de higiene, mas também de segurança. Confira mais dicas em nossas redes sociais e Youtube!

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo