Buscar
  • NCoisas Shop

Dicas de limpeza no outono: como preparar a sua casa para essa gostosa estação.

Separamos algumas dicas de limpeza para você fazer no outono e deixar a sua vida mais organizada de uma maneira fácil e eficiente.


Foto cottonbro / Pexels


Entre março e junho vivenciamos o outono no Brasil. Uma estação que costuma ter dias românticos, em que se pode admirar um belo pôr do sol e muitas folhas de árvores caindo. É também durante o outono que muitas pessoas sofrem com alergias e problemas respiratórios. Portanto, manter a casa limpa e organizada é mais do que uma ação que traz bem-estar. É também uma questão de saúde.


Se você tem uma rotina corrida, dar conta de tudo é quase impossível. Nós sabemos bem como é! Para facilitar, listamos a seguir algumas dicas de limpeza para você realizar durante o outono. São tarefas que você poderá dividir durante as semanas, fazendo um pouco por dia. No final, a satisfação estará garantida e a sua casa pronta para receber essa charmosa estação.


Alergias e doenças respiratórias durante o outono





Para quem sofre com problemas respiratórios, o outono pode ser uma estação complicada. Em especial quando o assunto é alergia à poeira, que normalmente acontece pela presença de ácaros no ambiente.


Os ácaros são muito pequenos e se acumulam em tapetes, travesseiros, cortinas, estofados, e por aí vai. Espirros, coceira no nariz, tosse seca, dificuldade para respirar e vermelhidão nos olhos são alguns dos sinais que a alergia ao pó traz.


Se você ou alguém com quem divide a casa sofre com esse mal, indicamos que você se atente às dicas a seguir. E também que você use máscaras e luvas na hora de fazer a sua faxina. Essas ações poderão evitar muitas crises alérgicas, para alegria da sua saúde e da sua casa!


Dicas de limpeza no outono: comece se desapegando!

É comum que a gente acumule objetos, roupas e papéis que nem precisamos. Para evitar esse hábito ruim, o indicado é fazer uma limpa a la Marie Kondo com frequência! Mantenha apenas aquilo que traz alegria e é realmente útil pra você.





Pode parecer uma tarefa muito cansativa no começo, mas ao fazê-la a cada início de estação, você reduzirá o trabalho e, ainda, deixará sua vida mais simples no restante do ano.


Então vamos lá? Confira em todos os cômodos se há excessos, mas já avisamos que os principais focos de bagunças e coisas que não precisamos costumam ser: os guarda-roupas, a cozinha e o escritório. Faça uma vistoria minuciosa, jogue fora tudo aquilo que não funciona mais e não tem conserto, limpe e doe o que está em boas condições e mande para a manutenção o que você irá manter, mas que não está funcionando perfeitamente.


Resumindo, para manter só aquilo que realmente é útil em casa, no começo das estações, indicamos que você confira os seguintes itens:


  • Roupas: Retire as roupas que você não precisa, não servem ou que você não gosta mais. Se for doá-las, é importante entregá-las limpas e organizadas, pois quem as recebe normalmente não consegue fazer isso.

  • Cozinha: Confira os utensílios de cozinha. A gente costuma guardar muito pote sem tampa e demais coisas inúteis por lá. Ah, uma boa olhada na despensa também é sempre bem-vinda.

  • Escritório: Ainda mais em tempos de home office, as chances de você acumular revistas, catálogos, convites, folders, anotações e afins que não irá mais usar são imensas. Doe, recicle e dê adeus aos excessos.

  • Demais locais: Nunca duvide da sua capacidade de juntar coisas que não precisa, portanto cada cantinho da casa, como carro, garagem e até jardim merecem uma verificada.


Esse simples hábito poderá deixar a sua vida muito mais leve e organizada. Para facilitar, você pode fazer a ‘sessão de desapego’ em um cômodo por semana. Que tal?


Como arrumar as roupas para o outono

Com a chegada de novas temperaturas, nosso guarda-roupas pede por outra organização. É hora de guardar peças mais leves, biquínis e afins, e dar lugar de destaque para casacos leves, botas e calças, por exemplo. Claro que isso varia conforme onde você mora e quais são os seus hábitos.


  • Guarde as peças de verão: Coloque-as em locais de acesso mais difícil e menos à mão. Aproveite para tirar casacos leves e colocá-los no sol antes de usá-los. Caso precise de mais espaço, aposte em organizadores a vácuo, que permitem que você guarde o que não está usando com cuidado e ainda libera espaço no armário.

  • Limpe dentro dos armários e closets: Caso perceba pontos de mofo ou sujeira dentro ou fora do armário, limpe-os. Além disso, você pode evitar mofos futuros com produtos criados especialmente para este fim.

  • Conserte as peças que você ainda gosta: Você já doou as roupas que não usa mais, mas ficaram aquelas peças queridinhas, mas que estão com defeito? Com certeza aí na sua cidade tem uma costureira ou um alfaiate que podem ajudar a deixá-las com cara de novas.

  • Acessórios: Dê um local de destaque para lenços, cachecóis e cashmeres. Você pode usar colmeias organizadoras ou cabides especiais para te ajudar nessa tarefa.


Manutenções para se fazer durante o outono



Foto Jonathan Borba / Pexels.

As meias-estações, como é o caso do outono e da primavera, são ótimas para se fazer manutenções na casa, inclusive em áreas externas. Com as temperaturas mais amenas, fica mais fácil e confortável arrumar o que for necessário.


Durante o outono, verifique os seguintes pontos:


  • Janelas: inspecione se há fissuras ou locais em que o vento poderá passar e trazer desconforto para os moradores;

  • Maçanetas e dobradiças: confira se há necessidade de lubrificar ou dar manutenção para estas peças.

  • Ventiladores: com o fim do verão, os ventiladores devem ser limpos e ter o excesso de poeira removidos. Os modelos portáteis podem ser guardados depois de limpos. Use um saco plástico para revestir e proteger a peça até o próximo uso.

  • Geladeiras, máquinas de lavar roupas, máquina de lavar louças, etc: Limpe atrás e embaixo dos eletrodomésticos maiores, removendo o acúmulo de pó para evitar alergias e garantir o bom funcionamento dos eletrodomésticos. Um mop pode ser muito útil nessa função.

  • Esquadrias, portas e luminárias: Espane o pó que se acumulou em cima de portas, janelas, esquadrias e luminárias. Pode não parecer, mas esses cantinhos costumam concentrar muita poeira, capaz de gerar alergias.




Dicas de limpeza no outono para os estofados, cortinas e tapetes



Os estofados, como sofás, cabeceiras e colchões, precisam de atenção no outono. Por serem capazes de acumular muita poeira, o foco neles é fundamental para manter a casa limpa e evitar alergias futuras. Se possível, contrate uma equipe especializada para fazer o serviço de lavagem dos estofados, cortinas e tapetes. Caso não seja viável, ao menos tome as providências mais simples que você mesmo pode executar.


Atente-se aos estofados da sua casa:


  • Travesseiros: é um bom período para lavar os travesseiros. Atente-se às recomendações do fabricante sobre como proceder.

  • Colchão: Se possível, vire o colchão de lado. Caso o modelo seja de lado único, vire-o de ponta cabeça, para evitar que os mesmos locais sejam pressionados e fiquem marcados, reduzindo a vida útil do colchão.

  • Capa de colchão: Se o modelo de capa for lavável, aproveite o início do outono para fazer isso.

  • Cortinas: É uma boa época para lavar cortinas e remover o excesso de poeira que elas naturalmente acumulam. Persianas devem ter o pó espanado (e não se esqueça da parte de cima delas).

  • Tapetes: Tapetes devem ser levados ao sol, escovados e aspirados. Sempre siga as orientações do fabricante. Algumas tapeçarias podem sofrer danos se não forem limpas corretamente.


Cronograma para executar as dicas de limpeza no outono sem estresse



Foto Pixabay / Pexels

Como esse check-up geral de tarefas do outono pode levar bastante tempo, portanto recomendamos que você divida os itens ao longo de várias semanas. Que tal fazer três ou quatro tarefas por semana, por exemplo? Assim você não fica se sentindo sobrecarregado e, quando se der conta, já terminou tudo.


Aqui nós somos #cleanlovers mas sabemos que manter tudo limpo e organizado precisa ser uma atividade gratificante e, até mesmo, divertida. Ah, também não podemos esquecer que cada pessoa possui um estilo de vida diferente, então é possível que você precise fazer alguns ajustes no seu faxinão de outono, priorizar alguns itens e até mesmo esquecer outros.


Receba informações que vão tornar a sua vida mais organizada


Nossa missão é tornar a sua vida mais prática, então se quiser conferir mais dicas como essa, não deixe de assinar a nossa newsletter. Bora se tornar um #cleanlover também? Inscreva-se já. Prometemos jamais te mandar spams!



3 visualizações0 comentário