Buscar
  • NCoisas Shop

Como manter o ambiente limpo e organizado por mais tempo?


Ambiente limpo e organizado onde se vê parte de um living e, aos fundos, uma sala de jantar. O piso é de madeira.
Foto de Element5 Digital no Pexels

Não precisa nem ser um #cleanlover de carteirinha para apreciar o conforto que uma casa limpa e bem organizada oferece, não é mesmo? O que muita gente acha é que precisa tirar um dia inteiro para conseguir fazer essa organização, mas a verdade é que se você separar poucos minutinhos por dia, você pode ter um ambiente doméstico mais agradável sem que, para isso, precise despender tempos preciosos de descanso e lazer.


A chave para que você tenha uma casa sempre limpa e arrumada está em detalhes que fazem toda a diferença, como ter um check list básico do que costuma demandar mais na sua casa, além de optar por produtos que ajudam você nessa tarefa de deixar seu lar sempre mais aconchegante.


Ainda parece difícil? Calma, nós estamos aqui justamente para ajudar você a pensar nesse cronograma. Separamos dicas valiosas que com certeza farão a diferença na sua organização, especialmente pensadas para que esse momento seja mais prático e prazeroso. Vamos ver?



Primeiro passo: Fazer uma lista para entender melhor as demandas da casa



gif


Parece até óbvio, mas como nem todas as casas funcionam da mesma maneira, vale muito a pena entender o que acaba bagunçando mais aí na sua. Então pare por alguns segundos e reflita. Faça as perguntas necessárias, como:


  • Depois daquela faxina mais profunda, o que tende a sair do lugar antes?

  • Estamos deixando coisas sobre a mesa, largadas no sofá, sobre os móveis ou naquele quarto que ninguém da casa usa?

  • Há presença de crianças ou pets? No que eles contribuem para aumentar a bagunça?


Vá anotando as demandas que perceber e crie um esquema do funcionamento da sua casa. A partir dessa lista, você poderá pensar em que ordem as tarefas podem começar a ser feitas. Tem bagunças que fazemos quase no piloto automático, não é? Essa lista também ajuda você e sua família a, quem sabe, começarem a diminuir esse hábito. É incrível, mas uma simples lista já pode ser uma ótima ajuda no trabalho doméstico.


Segundo passo: Divida as responsabilidades



gif


Com a lista em mãos, é hora de dividir as tarefas. Veja aquelas ações que precisam ser feitas diariamente e aquelas que podem ser semanais, como lavar roupa, esfregar banheiros, etc. Por exemplo, varrer a casa, recolher o lixo, lavar a louça, colocar a roupa suja no cesto, entre outras, são atividades que podem ser diárias e divididas entre os membros da casa, caso você viva em família. De acordo com as suas capacidades, todo mundo pode ajudar e tornar a organização rotineira muito mais rápida. Além de que, “cá pra nós”, quem ajuda a fazer a limpeza tende também a valorizar mais o próprio esforço e, por consequência, também bagunçar e sujar menos.


As tarefas semanais também podem ser divididas, é claro. Incluir as crianças também vale, viu? Mesmo crianças pequenas podem fazer atividades simples, como guardar brinquedos, organizar o quarto, separar a roupa suja, entre outras. Vamos apostar no trabalho coletivo? É uma escolha certeira, mesmo que no início pareça trazer mais trabalho do que vantagens!


Terceiro passo: Crie regrinhas simples para toda a família




gif

Sabe aquelas recomendações que sua mãe fazia quando você era criança? Podem até parecer que estão lá no passado, mas ainda são super válidas quando o assunto é manter a casa em ordem. Sujou? Limpe! Tirou do lugar? Devolva onde encontrou! Molhou? Seque! Quebrou? Descarte no lugar apropriado!


São pequenas ações cotidianas que não vale a pena deixar para depois. Resolvendo os problemas corriqueiros pontuais, a faxina e a organização básica também se tornam muito mais simples. Afinal, é mais fácil cozinhar algo gostoso quando a louça já está lavada ou colocar a roupa para lavar se ela já estiver separada por cores, concorda?


Quarto passo: Tenha os produtos e materiais de limpeza certos


gif


Limpar e organizar à moda antiga é realmente muito trabalhoso. Mas não tem mais porquê você perder horas e se esforçar horrores para deixar sua casa organizada e cheirosa. Muitos produtos surgiram para tornar essa tarefa muito mais prática e rápida. Quer ver só?


Apostar em organizadores, por exemplo, é uma boa pedida para definir lugares fixos para as coisas da sua casa, assim fica bem mais provável que as coisas voltem para o lugar adequado após o uso, como sugerimos nas perguntinhas do item anterior.


Além disso, ter soluções práticas para aquelas sujeirinhas acidentais do dia-a-dia, como um mop, também é uma super mão na roda pra evitar aquela preguiça de limpar na hora que rolou a sujeira. A versão de mop com spray, por exemplo, possibilita que você borrife o produto e limpe a superfície com uma única ferramenta.


Outra solução prática são os pulverizadores, que ajudam na desinfecção de diferentes superfícies da casa, permitindo que você borrife produtos de modo uniforme sobre elas. Além disso, são excelentes para umedecer plantas, que também é uma tarefa cotidiana para quem gosta de tê-las em casa. Falando nelas, os vasos autoirrigáveis são uma ajuda e tanto uma vez que você só precisa encher o reservatório e pronto, a planta terá sua rega garantida por vários dias, sem preocupações.


Quinto passo: Esse é bem fácil! Aproveite a sensação gostosa de casa limpa e arrumada!



gif


Nada como aproveitar o conforto de uma casa arrumadinha e cheirosa, não é mesmo? Siga os passos que indicamos aqui e com certeza essa sensação fará parte do seu dia-a-dia.


Você gostou dessas dicas? Com certeza irá adorar acompanhar o nosso Instagram, que é cheio de dicas rápidas, além de muitas promoções. Nos siga lá também! E se tiver alguma outra dica, comente aqui, vamos adorar saber!


17 visualizações0 comentário